R é a 15ª linguagem mais utilizada, segundo RedMonk

Segundo o ranking publicado pela RedMonk, a linguagem R ocupa a 15ª posição entre as mais utilizadas. O ranking é baseado na popularidade das linguagens em dois sites: Stackoverflow e Github. O primeiro é um site de dúvidas muito popular com uma comunidade extremamente ativa (acredite, é extremamente) e o segundo é provavelmnte o repositório de códigos mais popular do momento. Segundo os analistas da própria RedMonk, a escolha por estas duas comunidades como base para o ranking é simples: O tamanho da comunidade e transparência sobre números que a envolvem.

Obviamente, para nós usuários R, isto é mais que um motivo de êxtase, em especial pelo fato do R ser uma linguagem de nicho. É fácil observar -- e bem razoável de ser explicado -- a popularidade de linguagens sem domínio específico, servindo para absolutamente qualquer tarefa. 

Abaixo exibimos o resultado da pesquisa no Github e Stackoverflow.




É curioso ver que a linguagem ainda é mais popular no Stackoverflow que no github, uma vez que este é um site de dúvidas. Como é difícil saber o ranking em si apenas observando o gráfico, aqui vai o ranking completo divulgado.

  1. JavaScript
  2. Java 
  3. PHP
  4. C#
  5. Python 
  6. C++ 
  7. Ruby
  8. C
  9. Objective-C
  10. CSS
  11. Perl
  12. Shell
  13. Scala
  14. Haskell
  15. R
  16. Matlab 
  17. Clojure
  18. CoffeeScript 
  19. Visual Basic 
  20. Groovy

Logo ali junto ao R, encontra-se o matlab, que também é muito popular entre os próprios estatísticos. E certamente isto é um ótimo indicativo de que estatística/análise de dados está em alta. Observando-se o gráfico, podemos ver também que a linguagem Julia já está tornando-se popular, então não será surpresa caso em breve a linguagem apareça no top 20 (até agora a melhor posição doi 62º) . Vamos continuar de olho no ranking e espero, em breve, criar mais um post com ótimas notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário