Programando no R com Notepad++

Dentre os vários editores de código existentes (aqui tem uma lista com 10), o que escolhi utilizar foi o Notepad++. Antes dele, utilizava o tradicional bloco de notas do Windows e fui bastante resistente em abandonar ele, trocando apenas quando meus códigos começaram a ficar grandes. Com o tempo fui descobrindo as funcionalidades dele, como a indentação em bloco, a identificação dos pares de {} e () - o que me fez abandonar o bloco de notas - e a busca e substituição por expressões regulares. O Notepad++ também colore o código de acordo com a linguagem informada, reconhecendo as principais funções do R. Mas ainda faltava algo: uma lista com as funções e parâmetros do R. Faltava, pois não falta mais.

Pesquisando no Google, encontrei essa postagem em um blog, que leva para esse código no GitHub (já falamos sobre ele aqui no blog). Basicamente, o código cria um XML com os comandos dos pacotes instalados que são indicados como "Recomendados" ou fazem são instalados junto com o R (installed.packages()[, 'Priority']) e os carregados anteriormente. Esse XML será salvo no diretório de trabalho (getwd()) e deve ser movido para a pasta \plugins\APIs na pasta criada pelo instalador do Notepad++. Após, ao selecionar a linguagem como R (ou abrir um arquivo com a extenção .R), ele listará as funções conforme você digita.

Lista de funções que começam com rn

Após terminar de escrever a função, ele listará os parâmetros e seus valores padrões.

Parâmetros da função rnorm()


4 comentários:

  1. Você não usa o RStudio? Não me parece vantajoso programar no notepad++ ao invés do RStudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há quem goste do VIM, há quem goste do Emacs, há quem goste do Np++, há quem goste do RStudio e por aí vai. Concordo que o RStudio é prático e possui funcionalidades interessantes, mas temos que concordar que volta e meia ele sofre com alguns problemas de performance, em especial travamentos.

      Excluir
  2. Adoro o Vim, mas confesso que a curva de aprendizagem é árdua. O Np++ é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do notepad pois para mim é mais pratico, sem contar que é nativo do windows!

    ResponderExcluir