SQL - Primeiros Passos

E aí galera, tudo bem? Eu sou Larissa e é a minha primeira vez escrevendo para o blog. Hoje venho aqui compartilhar com vocês um pouco do meu aprendizado no curso básico de SQL.

Pra quem não conhece, SQL é uma das linguagens mais utilizadas para consulta, armazenamento e manipulação de bancos de dados e significa Structured Query Language. E pra quem deseja atuar nessa área de dados, é fundamental o conhecimento dessa linguagem.

Nessa primeira etapa, aprendi os comandos mais utilizados. São eles: SELECT e FROM, os quais são chamados de palavras-chave. Vale ressaltar que as palavras-chave não são case-sensitive. Ou seja, você pode escrevê-las com letras maiúsculas ou minúsculas. Porém para uma melhor visualização e organização do código, é recomendado utilizar letras maiúsculas. Ao finalizar cada consulta, utiliza-se ";".

Para começar, vamos a um exemplo.

Ex.: Suponha que temos uma tabela que contém informações de funcionários (employees) de uma empresa multinacional, conforme ilustrado na tabela abaixo. Nesta tabela está disponível variáveis como: identificação (id), nome (name), idade (age) e nacionalidade (nationality). Desejamos selecionar desta tabela o nome dos funcionários listados.

O comando para esta tarefa é dado por:

SELECT name
FROM employees;

Onde, SELECT indica a variável a ser selecionada (neste caso, name) e FROM indica a tabela a ser selecionada (employees).

Agora pense na seguinte tabela que contém informações sobre filmes (films), como o nome do filme (title), ano de lançamento (release_year), idioma (language), país de origem (country), duração (duration), entre outras variáveis como podemos observar abaixo.

É possível selecionar múltiplas colunas de uma tabela. Basta separar com vírgulas os nomes das variáveis a serem selecionadas. No próximo exemplo desejamos selecionar as variáveis title, release year e country. Para realizar esta tarefa podemos fazer da seguinte forma:

SELECT title, release_year, country 
FROM films;

Esse comando irá retornar uma nova tabela, apenas com as variáveis especificadas no comando SELECT.

Agora supondo que a nossa tabela tenha 10 variáveis e desejamos selecionar todas elas. Basta colocar um asterisco (*), ao invés de listar o nome de cada uma das dez variáveis no comando SELECT.

SELECT * 
FROM films;

Esse comando é bastante útil quando não sabemos os nomes das colunas da nossa tabela. Mas é bom ter cuidado, pois se a tabela for muito grande pode demorar um pouco para retornar o resultado.

Outros comandos importantes

Para este exemplo a seguir, pense que desejamos saber quais os idiomas que aparecem nessa tabela de filmes, sem repetição (duplicatas). Iremos aproveitar e ordenar, em ordem alfabética, a tabela pelo título dos filmes. Para isso usamos os comandos DISTINCT e ORDER BY, respectivamente:

SELECT DISTINCT language 
FROM films 
ORDER BY title;

Como dito anteriormente, os comandos principais são SELECT e FROM. Porém, outros comandos vão sendo utilizados conforme necessidade de cada problema.

Se precisamos contar o número de linhas de uma tabela, por exemplo, usamos o comando COUNT.

Então, pensando na tabela filmes ilustrada acima, se desejamos contar o número de países que aparecem na tabela (sem repetição/duplicata), precisamos fazer:

SELECT COUNT (DISTINCT country) 
FROM films;

É comum combinar o uso desses dois comandos, COUNT e DISTINCT, a fim de contar o número de elementos diferentes que estão presentes naquela coluna.

Acrescentando comentários

Quando estamos manipulando grandes bancos de dados e com o crescimento do script gerado para essa manipulação, se faz necessária a utilização de comentários para facilitar o entendimento posterior do seu código. Para isso existem duas possibilidades:

  1. Comentário em uma linha: Utilizando 2 hífens no início do comentário a ser feito.

    -- Comentário em uma linha
    
  2. Comentários em múltiplas linhas:

    Utilizando o delimitador "/\*" no início e "\*/" no final do comentário.
       
    /* 
       
    Comentário em múltiplas linhas
       
    Outro comentário
       
    Mais outro comentário
       
    */.
    

Pra você que está começando agora, é importante ler sempre sobre o assunto para que possa estar sempre em contato e assim irá fixar os conceitos de forma mais descontraída. Nos próximos posts iremos avançar na prática do SQL. Valeu pessoal! Aguardo vocês!

Bruno Lucian
Bruno Lucian
Cientista de dados

Interesse em Modelagem preditiva, Visualização de dados e Inteligencia artificial

comments powered by Disqus